Home Carreira Você é criativo? Criatividade é para todos, saiba como desenvolver essa habilidade

Você é criativo? Criatividade é para todos, saiba como desenvolver essa habilidade

0
Você é criativo? Criatividade é para todos, saiba como desenvolver essa habilidade

Quando você pensa em alguém criativo no mercado de trabalho suas referências o fazem lembrar dos publicitários, jornalistas, designers, artistas?

Existe um pensamento comum que liga criatividade aos trabalhos de comunicação, decoração ou artes em geral, porém ser criativo não é apenas vender ou informar melhor, dar dicas ou entreter alguém, ser criativo é dar soluções inovadoras para questões já conhecidas.

Criatividade e inovação andam juntas, se a inovação não está associada apenas aos setores de criação de um negócio, a criatividade também não deve estar.

Habilidade reprimida na infância

Pode ser que você não lembre com detalhes da sua infância, mas seus pais muito provavelmente lembram, principalmente quando você exercia toda sua criatividade e imaginação ao criar novas histórias, cenários para brincadeiras e ambientes que, na sua mente, eram os lugares mais legais para uma criança estar.

Até uma certa idade esses exercícios são estimulados, contudo, quando começam a crescer e a questionar as crianças começam a ser desencorajadas e até reprimidas com suas ideias imaginativas.

“Pare de inventar história, menino, volta para a realidade”, essa pode ter sido uma das frases que você ou alguém muito próximo ouviu durante a infância e que fez a naturalidade criativa perder força com o passar dos anos.

Só para comunicação, designer e artes?

Algumas crianças encontram um ambiente mais livre e que estimula a criatividade, neste caso conseguem crescer e idealizar carreiras ligadas à comunicação ou artes.

Os testes vocacionais, normalmente, ligam essa habilidade à essas funções do mercado de trabalho, como se alguém muito criativo tivesse mais aptidão para trabalhar com marketing do que para ser engenheiro, por exemplo.

Administradores, advogados e engenheiros também precisam ser criativos

A criatividade é uma habilidade e por essa característica pode ser desenvolvida, basta que você tenha interesse.

Os profissionais que se destacam em suas carreiras são colaboradores que contribuem para o desenvolvimento da equipe e consecutivamente para melhorar os resultados da empresa.

São àqueles que estão sempre atentos aos acontecimentos e sugerem soluções e alternativas para o cenário que encontram.

Com essa definição é fácil entender que todos os profissionais precisam ser criativos quando querem conquistar posições mais estratégicas dentro da empresa.

Sugerir novas formas de agir, abordagens diferentes com o cliente, reformular processos e otimizar a rotina são ações de quem é criativo e não precisa saber usar um programa de edição de imagens ou dominar a técnica do melhor posicionamento de câmera para isso.

Para ter ideias inovadoras e soluções para sua área de atuação você deve estar atento às pessoas e aos acontecimentos.

Como desenvolver sua criatividade

A melhor maneira de desenvolver sua habilidade criativa é voltar algumas casas e pensar como criança novamente.

Crianças são curiosas por natureza. Elas exploram, perguntam e querem entender, faça o mesmo. Para essa técnica funcionar você precisa abrir mão de alguns conceitos já definidos e lembrar que sempre pode aprender alguma coisa com as pessoas, principalmente se elas forem de outro ramo de atuação ou região geográfica.

Leia artigos, revistas e livros de áreas que nunca imaginou ser do seu interesse.

Exercer a curiosidade irá abrir suas ideias para soluções que estão sendo utilizadas em outras áreas. Se você é da área das exatas procure por cursos de literatura ou como fotografar, amplie seu olhar.

Se você é da comunicação busque formas diferentes para aprender a lidar com números e fórmulas, a internet é um campo riquíssimo de bons conteúdos que poderão ajudar nessa tarefa.

Estimule suas ideias para crescer na carreira

Se você quer crescer na carreira, ocupar um cargo de liderança e ter uma equipe lembre que é preciso ser criativo para isso.

Não tenha medo de anotar ideias que parecem ruins ou muito simples quando está buscando uma solução, muitas vezes os pequenos insights são valiosos para grandes descobertas.

Em uma reunião de brainstorming deixe as ideias fluírem, por mais absurdas que elas possam ser ao primeiro olhar.

Faça uma triagem e promova uma fusão entre as sugestões, a partir daí podem surgir ideias realmente inovadoras e que farão a diferença para sua empresa e para sua carreira.

E você? Tem mais dicas de como estimular a criatividade e ser um colaborador mais capacitado? Compartilhe suas experiências com a gente, deixe um comentário e aproveite para ler as ideias de outros leitores.

Aproveite e leia também sobre como escrever bem.

am_cta_ebook04_caracteristicaslider