Você sabe trabalhar em equipe?

Tanto na vida profissional quanto na vida acadêmica, a habilidade de trabalhar bem em grupo é extremamente valorizada. A integração entre equipes é fundamental para o funcionamento correto das empresas e organizações modernas. Por isso, saber lidar com pessoas diferentes virou um pré-requisito muito importante no mercado de trabalho atual.

Não é nenhuma novidade: saber trabalhar em equipe é essencial nas mais diversas áreas de atuação. Além de tornar os funcionários mais produtivos, as inteirações sociais motivam e tornam o ambiente de trabalho muito mais agradável. Como palestrante motivacional, procuro integrar meu público e torná-lo mais comunicativo, incentivando os relacionamentos amigáveis dentro das empresas.

Quem possui mais dificuldade ao trabalhar em grupo pode desenvolver algumas características e habilidades que auxiliam na hora de integrar-se à equipe. Confira algumas delas:

Comunique-se

Desenvolver a comunicação entre o grupo é, com certeza, o passo mais importante para trabalhar bem com ele. É ela que traz entendimento e liga todas as partes da empresa. Saber se comunicar não exige apenas a habilidade de falar; você deve também aprender a ouvir. Dentro do ambiente empresarial, todo funcionário pode ser alvo de críticas, elogios e sugestões – tanto dos chefes quanto de outros colaboradores. Saber recebê-los e lidar corretamente com eles é tão importante quanto criticar, elogiar e dar sugestões na hora certa.

Tenha atitude

Tomar atitude frente às adversidades do dia a dia é essencial para melhorar o desempenho das equipes. Procurar a solução para problemas e desafios, além de um ótimo diferencial para todos os profissionais, é muito importante para que o trabalho de uma equipe dê certo. Portanto, não deixe de auxiliar os colegas e sempre peça ajuda quando precisar. Diversos problemas são resolvidos com mais facilidade quando encarados por mais de uma pessoa, então não seja orgulhoso e divida os problemas com os outros quando necessário.

 Aprenda a resolver problemas

A maior parte dos grupos são formados por pessoas de diferentes idades, gostos e personalidades. Por isso, é praticamente inevitável o surgimento de algumas desavenças ao longo da convivência. É muito importante, porém, que as pessoas saibam lidar com conflitos e resolvê-los de maneira sensata. Usando a comunicação, é possível esclarecer mal entendidos e entender o ponto de vista do próximo. Dessa maneira fica muito mais fácil conciliar as necessidades individuais dentro da equipe.

Busque novas maneiras de trabalhar

A inovação no ambiente de trabalho faz bem a todos: formas diferentes de realizar as tarefas diárias costumam motivar a equipe inteira. É importante procurar meios de aperfeiçoar os resultados da empresa constantemente, aumentando a produtividade dos colaboradores e buscando um melhor aproveitamento do tempo durante os expedientes. Isso traz satisfação não só para você, mas também para seu chefe e para os outros funcionários que integram sua equipe.

 Confie mais

Deixar a desconfiança de lado pode parecer difícil, mas não é impossível. O sentimento de confiança é o que mantém um grupo unido e trabalhando bem, mesmo durantes os períodos de crise de cada empresa. Para desenvolvê-la, procure trabalhar as habilidades e características já citadas acima. Não deixe de demonstrar que você confia no resto da equipe, e ponha-se à disposição de todos. Essa é a base de todo relacionamento profissional saudável!

Marco Zanqueta é palestrante motivacional há 9 anos e usa sua expertise de mais de 20 anos como mágico profissional para ministrar suas palestras motivacionais, trazendo um novo jeito de motivar as pessoas. Palestrou e treinou executivos de grandes empresas como: Tam, General Motors e Petrobras.

Para ler outros artigos de Marco Zanqueta, acesse aqui.