Navigation

Carreira
Diferenças entre Pós-graduação e MBA

Você provavelmente já sabe que uma pós-graduação é requisito imprescindível para que você se destaque no mercado e conquiste melhores oportunidades de carreira.

Mas entre tantas opções de formação, fica sempre a dúvida: quais são as diferenças entre MBA e pós-graduação de especialização? Qual das modalidades é mais vantajosa para sua carreira?

Ao final do texto, você saberá:

  1. Diferenças conceituais entre MBA e Pós-graduação (especialização);
  2. Quando é melhor uma pós-graduação de especialização;
  3. Quando é melhor cursar um MBA.

No Brasil, é comum entender as pós-graduação do tipo de especialização com apenas como sendo o termo pós-graduação. Na verdade, pós-graduação é um termo genérico que tem sentido amplo e significa algum curso feito após a graduação.

Perceba que pós-graduação de especialização é sempre focada e fechada num determinado tema.

Do outro lado, os MBAs também concedem certificados de pós-graduação igual aos cursos de especialização, mas são focados em gestão e empreendedorismo.

As diferenças entre pós-graduação e MBA

Entendido que os dois são cursos de pós-graduação, estamos chamando de pós-graduação os cursos do tipo especialização lato sensu para diferenciar dos MBAs.

O direcionamento

Uma especialização é um curso de pós-graduação focado no aperfeiçoamento do conhecimento em determinada área.

Os cursos de pós-graduação do tipo especialização são programas focadas num determinado tema com carga horária alta e especializados como:

  1. Pós-graduação em gestão de projetos;
  2. Pós-graduação em terapia ocupacional;
  3. Pós-graduação em psicopedagogia;
  4. Pós-graduação em segurança do trabalho;
  5. Pós-graduação em gestão escolar;
  6. Pós-graduação em marketing;
  7. Pós-graduação em educação a distância;
  8. Pós-graduação em finanças;
  9. etc.

Essa pós-graduação tem como objetivo aprofundar o conhecimento teórico e técnico, por isso possui grades curriculares com assuntos bastante próximos e ligados a uma única área de conhecimento.

Em contrapartida, o MBA é um curso de pós-graduação focado em negócios, daí o seu nome: Master Business Administration.

O objetivo do MBA é capacitar pessoas para  assumir cargos de gestão na empresa, como gerências, diretorias e presidências. Na verdade, posições de liderança em geral.

Um erro ainda muito comum no Brasil é a falta de procura de profissionais de áreas distintas da administração por programas de MBAs.

O MBA não tem objetivo ser uma pós-graduação para bacharéis em administração e sim de ampliar competências gerenciais e empreendedoras para profissionais das mais diversas áreas do conhecimento.

Essas competências tornarão o profissional mais capacidade e qualificado para liderar pessoas, gerir recursos escassos, definir e compreender estratégia e projetos.

Certamente, o profissional de áreas especializadas como engenharia/direito/humanidades/educação/saúde/etc acaba se tornando mais destacado e completo depois de cursar um bom programa de MBA.

Importante: Existe uma diferença entre MBA no exterior e MBA no Brasil. O MBA no Brasil é um tipo especifico de pós-graduação lato sensu. O MBA do exterior é um mestrado profissionalizante.

A abordagem nas disciplinas

Nos MBAs, as disciplinas são voltadas para o mercado de trabalho e abordam tanto competências técnicas quanto comportamentais, como planejamento estratégico, liderança e negociação.

O curso MBA necessariamente deve ter escopo genérico no qual o participante desenvolverá competências gerenciais. Os participantes de MBA estudam finanças, marketing, gestão de pessoas, gestão operacional, estratégia e afins.

Usando o entendimento mundial do MBA, não há como se considerar um MBA se as disciplinas são focadas numa única área de conhecimento.

Infelizmente, algumas instituições no Brasil deturparam o entendimento mundial e ofertam MBA em Marketing que não possuem disciplinas amplas de gestão. Na visão mundial, um curso focado numa única área da administração não é MBA.

A característica de MBA focados em temas como pós-graduações especializadas é exclusiva de instituições brasileiras, mas o padrão é que o MBA seja sempre algo genérico que aborda vários temas de gestão.

Já nas especializações, a abordagem é detalhada, esmiuçando determinada área, como a gestão de pessoas. Numa especialização em gestão de pessoas, você tem disciplinas como avaliação de desempenho, cargos, carreira e remuneração, legislação trabalhista, entre outras.

A formação de networking

Um dos grandes objetivos dos MBAs é reunir profissionais de diferentes áreas, mas com a mesma perspectiva de crescimento profissional, a fim de promover networking, ou seja, troca de conhecimento, experiências e, quem sabe, oportunidades de carreiras.

Nas especializações não vemos essa ênfase tão grande no desenvolvimento de competências de aplicação rápida, justamente porque muitas pessoas que estão na especialização buscam apenas o conhecimento teórico para ingressar numa carreira acadêmica ou aperfeiçoar seus conhecimentos já adquiridos.

O custo

Em uma breve pesquisa você vai perceber que os MBAs costumam ser mais caros do que as especializações. Isso se deve justamente pela abrangência do curso, foco no mercado e também pela qualificação dos profissionais que ministram as aulas.

Os professores de MBAs devem ter experiência de mercado para poder repassar a seus alunos, portanto, são consultores, empresários ou profissionais de altos cargos gerenciais em grandes empresas — o que eleva tanto a qualidade do curso quanto a remuneração dos profissionais contratados.

Em contrapartida, na especialização é comum vermos outros profissionais especialistas ministrando aulas ou ainda professores que optaram por seguir apenas a carreira acadêmica, portanto, sem experiência de mercado, mas com muito conhecimento teórico.

A valorização

Se você pretende seguir uma carreira como gestor de empresa, assumir cargos de direção, o MBA certamente vai abrir muitas portas, pois ele traz uma carga gigantesca de conteúdos que farão parte do seu dia a dia como executivo.

Existe inclusive a opção de fazer um MBA que tenha ênfase em alguma área, como gerenciamento de projetos. Além da carga horária de gestão, você passa pelas dez áreas do gerenciamento de projetos e pode se tornar um profissional mais completo.

Contudo, se o que você procura nesse momento é apenas aprimorar seus conhecimentos ou dar um up no currículo para uma possível promoção, a especialização pode ser uma alternativa mais barata e menos custosa do ponto de vista da dedicação que você precisa ter.

Quando o MBA é a melhor alternativa

O MBA é essencial para quem deseja crescer profissionalmente na carreira. Mesmo que sua empresa tenha um modelo de carreira em Y.

Caso você seja empreendedor ou trabalhe em empresa moderna de carreira W, o MBA se torna mais importante ainda para seu atuação profissional.

O MBAPBA ou uma boa pós-graduação genérica em gestão é importante para todo e qualquer profissional que lide com pessoas e gerencie recursos ou projetos.

É essencial porque é o caminho para completar a formação técnica possibilitando o crescimento na carreira.

A formação gerencial de MBA ou PBA (nome nos EUA de MBA igual ao do Brasil) é vista como necessária nos Estados Unidos para técnicos de áreas diferentes da administração há décadas. No  Brasil, ainda não é padrão os bons profissionais de saúde, engenharia, educação, direito e humanidades optarem por uma formação gerencial como diferencial na carreira.

Na verdade, o fato de ainda não ser padrão no Brasil torna raro e destacado o profissional técnico especializado com boa formação gerencial.

E você já tem competências gerencias e empreendedoras para ajudar sua empresa a crescer mais e melhor?

Quando curso de pós-graduação de especialização é a melhor alternativa

Acredito que a pós-graduação de especialização é muito importante nos seguintes casos:

  1. Migração de carreira;
  2. Atualização profissional;
  3. Complementação de conhecimento.

Todas as dúvidas sanadas com relação às diferenças entre MBA e pós-graduação de especialização? E então, qual é sua opção para seguir carreira? Deixe seu comentário!

am_cta_ebook03_9caracteristicas

A equipe de Redação da Ambra é formada por profissionais especializados em redação, marketing, finanças, empreendedorismo, administração e gestão. Estes profissionais são os responsáveis por criar conteúdo informativo e que ajudam a inovar e resolver problemas do mercado.